
Cogumelo Shitake Fatiado
Por que os cogumelos Shitake secos devem estar na sua cozinha
Cogumelos shitake são saborosos são uma base da culinária asiática. Eles têm um sabor intenso que sempre me lembra da culinária da minha avó chinesa, onde ela usava cogumelos shitake em sopas, assados e pratos cozidos no vapor. Minha avó sempre tinha uma grande jarra de vidro de cogumelos shitake secos em sua despensa, e eu também peguei esse hábito!
Cogumelos Shitake secos podem facilmente adicionar sabor profundo e saboroso, umami, aos pratos. Eu gosto de pensar neles como pequenos e saudáveis golpes de sabor, já que eles não contêm gordura, e até mesmo os veganos podem comê-los.
Enquanto cogumelos shitake frescos são tão deliciosos, eles podem ser mais difíceis de encontrar, então ter cogumelos shitake secos armazenados em sua despensa significa que você sempre tem um ingrediente saboroso ao seu alcance. Eles são facilmente encontrados nos mercados asiáticos e podem durar meses, talvez até anos, se armazenados em um recipiente hermético em um local fresco ou na geladeira.
Eu pego cogumelos shitake secos quando faço arroz chinês ou sopa ou caldo japonês ou chinês, e quando preciso de outro ingrediente para fritar.
Mas a melhor parte desses cogumelos secos? Uma vez que você tem que reidratá-los em água quente antes que eles possam ser usados, o líquido de molho de cogumelo que lhe resta é um saboroso ingrediente bônus! Não desperdice esse líquido – use-o no lugar do caldo de galinha ou como base de um molho.
Como Usar Cogumelos Shitake Secos no Lugar de Cogumelos Shitake Frescos
Enquanto cogumelos shitake frescos são definitivamente mais macios e cozinham muito rapidamente, acho que os cogumelos secos adequadamente reidratados são quase tão bons quanto têm um sabor mais profundo. Basta colocar os cogumelos shitake secos em uma tigela refratária e adicionar água quente ou até mesmo fervente para cobrir alguns centímetros. Deixe os cogumelos descansar por pelo menos 20 minutos até que as tampas estejam macias.
Quando os cogumelos estiverem macios, retire-os e esprema o excesso de água com as mãos. Apare e descarte as hastes difíceis, e as tampas estão prontas para cozinhar. Se você quiser usar o líquido embebido em cogumelos, despeje lentamente o líquido em um copo de medição, mas pare quando alcançar o material arenoso na parte inferior.