
Óleo de Girassol
O que é óleo de girassol?
O óleo de girassol é um óleo não volátil que pode ser facilmente extraído dos girassóis. Embora a maioria das pessoas já esteja familiarizada com os girassóis como plantas, elas não pensam imediatamente nos girassóis como fontes de óleo vegetal extremamente saudável . Este óleo pode substituir alguns dos óleos de cozinha menos saudáveis do mercado. O óleo de girassol também pode ser usado em certas aplicações cosméticas. Os principais produtores de óleo de girassol incluem Rússia, Ucrânia e Argentina, mas é usado em todo o mundo na preparação de várias cozinhas.
O óleo de girassol tem muitos usos, incluindo o seguinte:
Usado na culinária e fritura Usado em cosméticos como protetores labiais e cremes para a pele
Uma das principais razões para a crescente popularidade do óleo de girassol é o seu impressionante teor de ácidos graxos , que inclui ácido palmítico, ácido esteárico, ácido oleico, lecitina , carotenóides, selênio e ácido linoléico. A combinação de ácidos graxos no corpo é extremamente importante para manter vários elementos da saúde humana, e o óleo de girassol pode ajudar a manter esse equilíbrio.
Além disso, alguns desses ácidos graxos, vitamina E (tocoferóis) e outros compostos orgânicos, atuam como antioxidantes no óleo de girassol, o que significa que eles podem afetar positivamente uma enorme variedade de condições. O óleo de girassol também possui mais gorduras poliinsaturadas do que qualquer outro óleo vegetal comumente usado. Com a recente mania de comer saudável e procurar opções alternativas, o óleo de girassol está se tornando bastante desejável no mercado internacional.
Cuidados com a pele
O óleo de girassol, rico em vitamina E, é considerado por muitos importante para melhorar a saúde da pele e regenerar as células. Isso significa que sua pele está mais protegida contra os danos do sol, bem como a degradação natural que ocorre com a idade e ocorre quando os radicais livres estão presentes no corpo. Por quê? Antioxidantes, como a vitamina E, neutralizam os radicais livres, impedindo-os de destruir ou danificar células saudáveis. Você pode observar uma redução maior nas cicatrizes, uma cicatrização mais rápida das feridas e um brilho natural e saudável à sua pele. Esta é uma das principais razões pelas quais o óleo de girassol é comumente usado em aplicações cosméticas.
Algumas pessoas usam óleo de girassol para massagear bebês prematuros com baixo peso ao nascer ou outras complicações. Na medicina popular, acredita-se que esse processo reduz efetivamente as chances de desenvolver infecções de pele. Como seus órgãos (incluindo a pele) estão em um estágio subdesenvolvido, esse óleo atua como uma barreira protetora. No entanto, não há literatura científica suficiente sobre esse benefício do óleo de girassol.